SESSÃO TEM APROVAÇÃO DE PROJETOS E DEDICATÓRIA À PADROEIRA DO MUNICÍPIO


Sessão Ordinária desta sexta-feira, dia 15 de maio, é marcada por homenagem à Padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, em virtude do Noitário da casa. Logo na abertura, o presidente Marcondes Gomes de Lima falou da importância do momento para os fiéis católicos e, juntamente com os vereadores Dernival Alves de Lima (Dé do Simão) e José Nilton Santos Cavalcante (Nilton de Itamar), conduziram orações e preces, que foram seguidas pelos demais presentes.
Projetos do Executivo e do Legislativo foram pautados na ordem do dia, como o Projeto de Lei n° 406/2026, do Executivo, que dispõe sobre a instituição da estratégia de vacinação extramuros no município de Porteiras, como política pública permanente de ampliação da cobertura vacinal, e dá outras providências.

O Projeto de Decreto do Legislativo n° 025/2026, proposto pelo vereador Dernival Alves de Lima (Dé do Simão/PSB), concede Título de Cidadania a Marcos Antônio Lopes Vidal (Sargento da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, com estreitos laços familiares e de amizades com famílias porteirenses). Matéria foi despachada às comissões. E o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de Marcondes Gomes de Lima (PSB), cria o ART. 2° ao Projeto de Decreto Legislativo n° 012/2025, de 19 de novembro de 2025, e dá outras providências.

Sobre os assuntos discutidos na Sessão, Marcondes Gomes detalhou que na próxima Sexta-feira, dia 22 de maio, por meio de indicação e autoria da vereadora Maria do Socorro Lima ( Corrinha de Joceu) a Câmara Municipal prestará homenagem aos Policiais Militares aposentados, ex-militares e da reserva filhos de Porteiras, por nascimento ou por cidadania concedida, que têm reconhecidos serviços prestados ao município. O projeto que referenda a honraria foi aprovado na ocasião.

Discursos na Tribuna
Dernival Alves de Lima (Dé do Simão) falou sobre a melhoria das estradas, parabenizando o prefeito Dr Alboino pelos serviços, e destacou solidariedade ao colega Ranilson Marrocos, pelo momento de luto na família (perda de um parente da esposa).

Maria do Socorro Lima (Corrinha de Joceu) destacou o trabalho do prefeito Alboino pela melhoria dos serviços públicos, especialmente o projeto aprovado na presente sessão, sobre vacinação, e dedicou sessão à ex-primeira-dama do município, Maria Auxiliadora Brasil Sampaio Cardoso (dona Sissí), pelo aniversário ocorrido no 14/05. Corrinha ainda se disse feliz pela passagem da imagem de Nossa Senhora da Conceição pela Câmara Municipal.

Marcondes Gomes de Lima falou sobre a alegria de receber a imagem de Nossa Senhora da Conceição, convidando todos os colaboradores para o Noitário especial. Ele enumerou conquistas importantes da gestão municipal, e citou o encontro do prefeito Alboino Neto com o senador Camilo Santana e o deputado federal Yuri do Paredão, ocorrido ontem na capital. SAMU, serviço essencial para a saúde municipal está entre as prioridades dessa articulação, segundo Marcondes.