PROJETO APROVADO, ANÚNCIO DE PROGRAMA DE HABITAÇÃO E ENCONTRO COM O PREFEITO. O Dia Legislativo!

Aprovando a Mensagem Nº 157, de 14 de fevereiro de 2018, assinada pelo Poder Executivo, que cria o PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO MUNICIPAL, e deliberando outros temas como trânsito urbano e rural, programas de habitação e outros assuntos, a Câmara Municipal de Porteiras realizou a sua primeira Sessão Ordinária do mês de março, nesta sexta-feira, dia 02.

O presidente Marcondes Gomes de Lima (PDT) cumprimentou a todos os colegas e visitantes, demonstrando seu entusiasmo com a quadra chuvosa que cobre o município, razão pela qual disse ter certeza da alegria de milhares de famílias, em seguida declarou aberta a tribuna para os oradores inscritos, no caso, apenas dois.

Raimundo Cícero da Silva (Mundinho-PTB) também manifestou felicidade pelas chuvas, e usou maior parte de sua fala para informar a liberação, por via de publicação federal, Portarias Nº 162 e N 163, respectivamente, no âmbito do programa 'Minha Casa, Minha Vida' dos projetos habitacionais PNHR - Programa Nacional de Habitação Rural (99 unidades) e PNHU - Programa Nacional de Habitação Urbana (100), designando um total de 199 unidades para Porteiras.

Ressaltando parcerias, Mundinho destacou que ambas liberações foram articuladas pelo Icades - Instituto Caririense de Desenvolvimento Econômico e Social e APAF - Associação Porteirense de Assistência à Família, versando construções para a sede e Chapada do Araripe, ocasião em que agradeceu o apoio e empenho do prefeito Fábio Pinheiro Cardoso e da primeira-dama, Maria Auxiliadora Brasil Sampaio Cardoso, do senador Eunício Oliveira (MDB) e deputado federal Raimundo Gomes de Matos, mesmo partido de Eunício. Ele informou que as entidades responsáveis pela viabilização dos projetos têm até 30 dias para organizarem toda a documentação.

A divulgação de Mundinho foi reconhecida pelo presidente Marcondes Gomes de Lima, que mais uma vez ressaltou o trabalho sério e produtivo do colega vereador, dando-lhe distinção de homem organizado e cuidadoso para com os interesses sociais.

Manoel Ancilon de Santana (Dedé Mestre-PDT) saudou os presentes e teceu agradecimentos ao prefeito Fábio Pinheiro e ao correligionário Manoel Novais, presidente do seu partido, pelo convite feito aos vereadores para o ato político 'Rumo 12', liderado pelo ex-governador Cid Gomes e comitiva, na tarde desta sexta-feira em Porteiras. Dedé também abordou a questão das estradas municipais, afirmando ter sido indagado por moradores da zona rural, especialmente, ao que ele diz ter informado se tratar de um trabalho de manutenção difícil por contas das chuvas que comprometem o tráfego de veículos, mas reforçou o compromisso do Governo Municipal na questão.

Por fim, ao parabenizar a iniciativa de Mundinho, Ancilon disse que todo vereador pode e deve procurar elaborar projetos, fortalecer ações em prol da municipalidade, e citou nominalmente cada um dos colegas e seus esforços.

PALAVRA FINAL
Marcondes Gomes de Lima deu o tom final à Sessão enaltecendo a forma como o prefeito Fábio e a primeira-dama Sissí vêm conduzindo o programa federal 'Internet Para Todos', iniciativa que logo será apresentada aos porteirenses. O presidente diz ser testemunha do trabalho da gestão direcionada a esta ação de dinamismo tecnológico e social para o município. Encerrou agradecendo o convite e o estendendo aos munícipes para o evento 'Rumo 12', já destacado anteriormente.

PÓS-SESSÃO
Saindo da Câmara, os vereadores foram recebidos pelo prefeito Fábio Pinheiro Cardoso na Prefeitura, para conhecerem de perto o plano estratégico do Executivo para a organização do trânsito urbano, atualmente com equipe técnica realizando todo o levantamento da situação para posterior formatação de um modelo a ser implantado.